Quem sou eu

Minha foto
Artista visual, arteira desde sempre. Amo moda, fotografia, desenho, teatro, dança. E mais tantas outras coisas, mas...Acima de tudo, amo a liberdade de ser eu mesma!!!!!

APRECIADORES

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O olhar além da contemplação - Daniela Karg

Compartilho com os leitores, o resumo do meu trabalho de conclusão do Curso de Artes Visuais e o link de sua publicação, assim como os demais trabalhos de meus colegas, disponíveis no blog do curso: http://artesulbra.blogspot.com/
Meu tema de pesquisa em Artes Visuais é Imagem e para compor minha pesquisa, busquei a autora Analice Dutra Pillar, que foi fundamental para compreender a importância da leitura de imagens, que inicia-se na infância, em nosso lugar social. Também utilizei o autor John Berger, importante para estabelecer uma visão mais ampla sobre as relações existentes entre a imagem e suas reproduções na contemporaneidade. E a autora Maria Lúcia Betezat Duarte contribuiu para fundamentar a necessidade de explorarmos criticamente os conteúdos da Arte na escola. Estes autores auxiliaram no estudo do conceito de que a leitura do mundo precede a leitura das palavras, estamos inseridos em um mundo visual no qual as imagens fazem parte de sua leitura e muitas vezes equivalem à escrita e fazem parte de nossa formação social. Também fundamentam que o estudo da Arte, através do uso e leitura de imagens, promove o enriquecimento pessoal e nossa singularidade é a peça chave a ser explorada na Arte educação. O projeto de ensino elaborado a partir de minha pesquisa tem como tema O Olhar além da contemplação. Para fundamentar meu projeto, busquei autoras como a já citada Analice Dutra Pillar, Aurora Ferreira e Tânia Callegaro. A justificativa deste projeto encontra-se fundamentada no princípio de que a imagem é um importante campo de estudo das Artes, que merece ser investigado de forma crítica e prazerosa na escola. Conhecer a história por trás de uma imagem e ir além da mera contemplação com uma conversa significativa, pode ser o caminho para as muitas possibilidades de exercício do olhar. Como objetivo geral do projeto de ensino, proponho ampliar o olhar através da imagem, buscando uma postura crítica e autônoma. Conduzir os alunos a uma reflexão dos sentimentos em relação às imagens, promovendo uma discussão sobre os motivos que os levam a gostar ou não de determinadas práticas, técnicas, imagens ou movimentos artísticos. Pensar que relações existem entre a História da Arte com as imagens contemporâneas. A prática de ensino foi realizada no segundo semestre de 2010, na Escola Estadual de Ensino Médio Margot Terezinha N. Giacomazzi, em Canoas, com a turma 301 do Ensino Médio. As aulas foram baseadas nas práticas de leitura de imagens da Arte e da Mídia, comparações, relações e identificações entre as imagens foram algumas práticas realizadas com os alunos, que criaram produtos e símbolos a partir de nossas discussões. Através das aulas realizadas com o Ensino Médio, pude reavaliar o interesse dos alunos sobre Arte e meu desenvolvimento como arte educadora a partir da prática. Para finalizar as questões discutidas na conclusão do TC, abordo pontos de cunho avaliativo, na análise de minhas experiências em sala de aula. 
Palavras chave: Imagem. Leitura. Associações.

Para ler o trabalho na íntegra, acesse:

http://issuu.com/artesvisuaisulbra/docs/o_olhar_alem_da_contempla_daniela_karg

Para conhecer mais a Daniela Karg e seus trabalhos, acesse:

http://aurora-auroradaminhavida.blogspot.com/


Abraços, até o próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário